O Município

por Administrador do portal publicado 14/12/2016 16h00, última modificação 14/12/2016 16h34
Textos sobre a o município de Iturama, desde sua criação, bem como, fotos, vídeos, áudios, entre outras

O município de Iturama

por Administrador do portal publicado 14/12/2016 16h04, última modificação 14/12/2016 16h04

A Fazenda Santa Rosa era uma pousada de mascates, tropeiros e boiadeiros e se localizava em região onde habitavam os índios Caiapós. Assim surgiu o primeiro povoado, denominado de Santa Rosa, pertencente ao município de Frutal. Em 1905 foi construída uma capela, conforme a vontade da doadora. A igrejinha que funcionou como referência para a consolidação do lugarejo é hoje a Paróquia de Santa Rosa de Lima. A partir daí começou a venda de áreas às pessoas interessadas, surgindo nessa época às primeiras casas.

O povoamento foi se desenvolvendo paulatinamente, com origem desconhecida, permanecendo anônimos, os primeiros desbravadores. Relata-se que o primeiro contato entre os bugres e o homem branco, foi por ocasião da passagem das forças militares que demandavam para a Guerra do Paraguai.

Porém, atualmente não existem vestígios desses deslocamentos de brasileiros que, passando por Iturama e Porto Alencastro, saltavam o Rio Paranaíba até o Estado de Mato Grosso. Ao que consta, o primeiro a construir uma casa onde hoje é a cidade, foi um baiano, de prenome Roberto.

Quando o município de Campina Verde foi criado, em 1938, o Povoado de Santa Rosa foi elevado a Distrito, ficando nesta condição por cinco anos. Em 31 de dezembro de 1943, o Distrito de Santa Rosa passou a se chamar Distrito de Camélia, de acordo com o decreto-lei nº 1.058.

Em 1948 iniciou-se uma campanha objetivando a emancipação do Distrito de Camélia, para elevá-lo a município deIturama. Finalmente, no dia 27 de dezembro de 1948, pela lei nº 336, foi criado o município de Iturama.

Iturama quer dizer "Cidades de muitas quedas de água". O "i" significa água, "tu" quer dizer tombo ou queda e "rama", tem o significado de muitas. A princípio, o povoado pacato que deu origem à cidade de Iturama se localizava numa região do Rio Grande com muitas cachoeiras, a 20 quilômetros da atual sede urbana.

Bandeira municipal

por Administrador do portal publicado 14/12/2016 16h55, última modificação 14/12/2016 16h55

“Um retângulo medindo 1,40x90 centímetros, de cor azul pavão, com triângulo eqüilátero de 80 centímetros no centro, de cor branca, tendo no centro o Brasão do Município, em proporcional à estética em relação ao tamanho do triângulo.

Bandeiras

Hino municipal

por Administrador do portal publicado 14/12/2016 16h55, última modificação 14/12/2016 16h55

Letra e música: Sebastião Pandolfi


I
O teu prado, as tuas grandes matas, 
O teu extenso solo são grandes riquezas;
A tua aurora, que límpida desponta
É um espetáculo de rara beleza.

II
A natureza, como sempre dadivosa
Com belas paisagens quis te presentear
Encheu de riqueza o teu selo,
Ao teu povo bravura quis dar.

Refrão
Iturama, a ti rendemos homenagem
Neste Hino de amor varonil:
Salve!Salve! Iturama querida
Pedacinho do nosso Brasil.

III
Louvor aos nossos antepassados 
Por nos elegerem o orgulho de te amar,
Por plantarem a semente do progresso,
Com ventura nós a vemos germinar

IV
Nosso Deus e supremo Senhor 
Destinou-te, ó terra altaneira:
Santa Rosa, flor de candura
Para insigne e nobre padroeira.

V
De cidadãos os nossos compromissos
Cumpri-los fielmente prometemos
Pra defesa do Brasil estamos Prontos
E a vida se preciso for daremos.

Brasão Municipal

por Administrador do portal publicado 14/12/2016 16h55, última modificação 14/12/2016 16h55

Brasão

“Escudo repartido. No lado direito (heráldico) céu cor de prata (branco) sobre uma montanha arborizada, em verde. Entre as árvores, uma queda d’água (azul e prata) caindo sobre as pedras. Em continuação, a água formando um ribeirão (prata e azul) em campos verdes. No lado esquerdo o Brasão da família da fundadora (Andrade). De verde, com banda vermelha perfilada de ouro, coroa mural com três torres – Brasão da cidade). Enfeites laterais: dois pés de milho, significando a principal atividade rural do município (agricultura). Faixa prateada com o nome de “ITURAMA”.

Ações do documento